A gestão financeira e o pequeno empresário

Tempo de Leitura: 3 min.

A gestão financeira e o pequeno empresário

Sistema de Gestão Financeira para MEI e Pequenas Empresas de Serviço

A gestão financeira e o pequeno empresário vivem em conflito em 99,99% dos negócios. É um problema recorrente e que tem causado enorme dor de cabeça para empresários e gestores.


Você já pagou uma conta pessoal sua com o dinheiro da empresa? Tem problema para precificar seu produto ou serviço? Não faz a menor ideia de qual é o ponto de equilíbrio do negócio? Aliás, não sabe nem o que é ponto de equilíbrio? Se você se identificou com o que eu falei, saiba que você não está sozinho nessa. 


Normalmente o pequeno empresário acha complicado gerir as finanças da sua empresa. Que isso é muito chato e que ocupa muito espaço da sua agenda. Enfim, as desculpas são as mais diversas possíveis.


A notícia triste é que infelizmente não existe outro jeito. A gestão financeira precisa ser feita, e bem feita, sob pena de colocar o seu negócio em risco.


Só para você ter uma ideia, segundo dados do SEBRAE e do IBGE, com relação as pequenas empresas: 85% não sabem o que é gestão financeira, 74% das empresas que fecharam as portas não acompanhavam regularmente as finanças e 60% fecham as portas antes de completarem 5 anos de existência. Não é pouca coisa!

Situação dasGestão Financeira nas  Pequenas Empresas



Aliás, como você já deve saber,  o Brasil é um país de analfabetos financeiros. Nós não aprendemos a lidar com dinheiro. Não recebemos educação financeira no colégio, em casa ou na faculdade. Então meu caro empresário/empresária, não é de se esperar que isso não mude na hora de gerir a empresa.


A mistura de dinheiro do sócio com o da empresa junto com a falta de controle e planejamento, são os principais erros que nós aqui da Consultei percebemos nos nossos clientes.


Existe uma mentalidade equivocada nas pequenas empresas, de que fazer o financeiro se resume a pagar as contas e receber as vendas. Sem processos, controles e planejamento não pode existir a gestão financeira. Afinal, esses são alguns dos seus pilares.


Engana-se redondamente o empresário que imagina não ser possível implantar a gestão financeira em seu negócio. Seja ele qual for!


Gestão financeira para pequenos empresários




Diferentemente da médias e grandes as pequenas empresas, por terem menos níveis de comando, são mais ágeis para absorver qualquer mudança. Só que depende de você empresário mudar as suas crenças. Lembre-se: se você não comprar essa ideia, nada feito!


Definitivamente, gestão financeira não é incompatível com a pequena empresa. É possível aprender e implantar os seus conceitos em qualquer tipo e tamanho de negócio. 


Será somente através dela que a sua empresa, e porque não você, poderá chegar a estabilidade financeira, outro pilar financeiro importante.


Afinal, você não está cansado de vender o seu produto ou serviço e mesmo assim nunca ter dinheiro sobrando no caixa? Ter aquela sensação estranha de pagar todo mundo menos você? Pois é.


Esses são sintomas claros de que existe algo errado com a gestão financeira de qualquer empresa independentemente do seu porte. Ok?


Então pare de desculpas e comece agora a organizar a gestão financeira da sua empresa. Chega de brigar com as finanças. Nesse combate, não há chance de existir um vencedor!


Ah! E se você quiser uma ajudinha para começar a mudar as coisas, entre em contato conosco. Aqui na Consultei adoramos ajudar os pequenos empresários a implantarem a
gestão financeira nos seus negócios.


Universidade Consultei
Podcast Gestão Financeira Consultei
O podcast que fala sobre finanças para os pequenos empresários