Vai empreender? Então queime os seus navios!

Tempo de Leitura: 2 min.

Vai empreender? Então queime os seus navios!

Quando você decidi que vai empreender, um dos conselhos mais comuns dado por amigos ou parentes é criar o tal “Plano B”. Se der errado, já tem uma saída.

Ou seja, você já começa pensando que aquilo pode dar errado. Muito incentivador!

Mas eu te digo de coração que essa é a pior coisa que você pode fazer. Se você não acredita naquilo que está começando, não comece. Será melhor para você e para os seus.

Agora se está decidido, faça o seguinte ao iniciar a sua jornada como empreendedor:


Queime os seus navios!

Mas que diabo quer dizer “queime os seus navios”???

O termo “queimar seus navios” vem da história do navegador espanhol Hernán Cortés que ao chegar ao México, mandou queimar as caravelas para não deixar nenhuma rota de fuga.

Só restava então a seus comandados seguir em frente, se quisessem sobreviver. Na verdade o que Cortés fez foi acabar com qualquer Plano B.


Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que para Cortés, aquela empreitada ou dava certo ou todos iam pagar o preço. É o famoso “tamo junto” !

Empreender é uma decisão que deve ser tomada com muito cuidado. É preciso entender todos os riscos e recompensas envolvidas e principalmente, se você está pronto para enfrentá-los.

Existe uma onda de incentivo ao empreendedorismo que de certa forma é saudável para o desenvolvimento do país. Mas essa direção não pode ser escolhida como se fosse uma moda: vou fazer porque todo mundo está fazendo!

O candidato a empreendedor deve possuir ou desenvolver algumas características. E talvez dentre essas características a que mais tenha relação direta com o sucesso, seja a resiliência.

Empreendedorismo, empreender


Como anda a sua força de vontade?

É preciso muita força de vontade e determinação para aguentar os solavancos que certamente virão com essa jornada.

É comum admirarmos grandes empresários que fazem ou fizeram a diferença, mas não é comum entendermos o que essas pessoas suportaram para chegar até aquele ponto.

E com certeza, a resiliência deve ter sido a principal diferença entre ele e alguns outros que desistiram pelo caminho.

Será que aqueles empresários tão admirados tinham um Plano B quando iniciaram as suas jornadas como empreendedores? Ou será que desde o início eles queimaram os seus navios?

Há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam!

Henry Ford


Pra mim, essa é a diferença entre aqueles que conseguem e a maioria dos que ficam pelo caminho.

Procurar uma fuga a qualquer solavanco é minar uma ideia que muitas vezes precisa apenas de mais alguns passos.


Concluindo

Perseverar é preciso. Claro, analisando e corrigindo aquilo que está dando resultado e o que não está.

Afinal, como disse Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Não é preciso ser insano para ser um empreendedor!

Se você está decidido a criar algo, primeiro queime os seus navios! Mesmo se a situação apertar, não olhe para o lado. Siga em frente pois são nos momentos difíceis que a resiliência é posta à prova.

Picture of Décio Muniz

Décio Muniz

Empreendedor e Gestor Financeiro. Possui longa experiência em funções gerenciais dentro de diversas empresas. É especializado em Gestão e Finanças por duas das melhores escolas de negócio do país: Ibmec e FGV. Em 2017 fundou a Consultei seguindo o seu desejo de ajudar as pequenas empresas a se desenvolverem através da organização e controle da Gestão Financeira.
Podcast Gestão Financeira Consultei
O podcast que fala sobre finanças para os pequenos empresários