O que você vai ler aqui:
Inovação é desenvolver maneiras diferentes de realizar algo ou mesmo criar formas completamente novas para solucionar antigos problemas.
Quando falamos em inovação é muito comum imaginarmos grandes mudanças ou ideias disruptivas que alteram de forma significativa aquilo que fazíamos antes. Realmente inovação pode ser pensada desta forma, porém não pode se restringir somente a isso.
Inovação também pode ser a melhora de um processo ou uma nova forma de atender o cliente. Pela enorme deficiência de gestão que ainda verificamos na maioria das pequenas empresas, simples ações podem ajudar a “inovar” o negócio.
Mude a sua mente
Porém antes de pensar em qualquer inovação é necessário mudar o pensamento dos pequenos empresários que ainda acham que podem obter resultados fazendo o mesmo que faziam antes. Infelizmente isso não é mais possível!
Estamos passando por uma fase de mudanças significativas na gestão empresarial sendo fundamental que o gestor entenda e evolua a fim de manter a competitividade da empresa.
Mas onde inovar?
A inovação pode ser simples, estar onde você menos espera e mesmo assim fazer uma grande diferença no resultado. Procure entender os pontos fortes e fracos, atue para amplificar os fortes e tente equilibrar os fracos.
Que tal adquirir um sistema ERP para a gestão unificada da empresa? Implantar o sistema de pagamento por celular ou relógio no caixa? Ou bolar um indicador que te mostre quantas vendas você está perdendo por dia?
Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?
Peter Drucker
Inove na forma de tratar com seus colaboradores, na gestão do estoque, enfim, inove naquilo que a empresa precisa melhorar. Não se preocupe em ser o Steve Jobs do varejo! Faça o feijão com arroz funcionar redondo antes de partir para a feijoada.
Por onde começar a inovação?
Sugiro começar pelo cliente! Entender os anseios dos clientes vai te mostrar onde melhorar processos, tecnologias, gestão….Enfim, vai te forçar a inovar! Faça uma pesquisa e a partir do resultado, busque “inovações” para atendê-los.
Lembre-se sempre de olhar para dentro e para fora da empresa. Ouça a opinião dos colaboradores. Não seja o sabe tudo!
Muitas vezes a inovação aparece de onde menos se espera. Jamais se esqueça de conhecer e entender “cases” de sucesso de concorrente do mercado. Estude e implante o que for inovador e adaptável para o seu negócio.
Abaixo, deixo uma lista de livros que podem te ajudar a avançar neste assunto:
- Mude ou morra: Tudo que você precisa saber para fazer crescer seu negócio e sua carreira na nova economia – Renato Mendes e Roni Cunha
- Pense Simples – Gustavo Caetano
- O Desafio da Inovação – Vijay Govindarajan
Conclusão
Finalmente, inovação é algo constante que precisa entrar no DNA da empresa. Não é uma moda ou uma peça de marketing. Deve ser incentivada tornando-se assim um valor inegociável perseguido a qualquer custo.
Mas para inovar é preciso criar uma certa tolerância ao erro. Ao incentivar a inovação, você estará mais sujeito a cometer equívocos.
Tudo bem, isso é normal, desde que seja feito de maneira controlada e rápida. Se for para errar, que seja rápido.
Se você gostou deste artigo ou tem alguma coisa a acrescentar, escreva nos comentários. A sua opinião vai nos ajudar a melhorar os nossos conteúdos. =)