O que você vai ler aqui:
Depois de falarmos em alguns artigos anteriores sobre fluxo de caixa, precificação, estoques e ponto de equilíbrio, chegou a hora de discutirmos um pouco sobre custos.
Muitos empresários desconhecem totalmente o quanto gastam para produzir, vender ou prestar determinado serviço/produto. Mas todos eles sabem que manter o equilíbrio entre receitas e despesas é essencial para a saúde do negócio.
É muito importante conhecer, entender e classificar os seus custos. Existem hoje, uma quantidade imensa de ferramentas (algumas gratuitas) que podem lhe ajudar a fazer esse gerenciamento (planilhas, sistemas, apontamentos, etc.).
O meu conselho é que você procure descobrir a que melhor se adapta as suas necessidades e comece imediatamente a utilizá-la.
Podemos dizer , com relação a Contabilidade de Custos, que a palavra “custo” pode ser desmembrada nas seguintes terminologias: custo, gasto, despesa, investimento e perda.
Custo
São os gastos incorridos na atividade empresarial, na fabricação de um produto ou na compra de uma mercadoria. Ou seja, é o valor de bens e serviços consumidos na produção de outros bens e serviços.
Exemplo: A mercadoria que foi adquirida para estoque e venda posterior.
“Custo é como unha, tem que cortar sempre.”
Beto Sicupira
Gasto
É o esforço que a entidade realiza para a obtenção de um bem ou serviço. O gasto é o próprio valor do bem e se concretiza quando os serviços ou bens adquiridos são efetivamente prestados/vendidos.
Exemplo: Gasto com aquisição de mercadoria para a venda.
É importante explicar que gasto é diferente de desembolso. O desembolso (pagamento) pode ocorrer de forma desencontrada do gasto, ou seja, antes, durante ou após a entrada do produto comprado.
Despesa
São gastos com bens e serviços consumidos direta ou indiretamente com a finalidade de obtenção de receitas.
A forma como esses gastos impactam o resultado definirá sua classificação. Se impactarem de forma direta, ou seja, são responsáveis pela geração de receita, representam um custo.
Se não impactam o resultado de maneira direta, serão denominados despesa.
Exemplo: Despesas Operacionais – Salário da Administração (não impacta diretamente na obtenção de receita).
Investimento
É o gasto “ativado” registrado no ativo em função de sua viada útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.
Exemplo: Aquisição de imóveis ou equipamentos de informática.
Perda
É o valor dos bens ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária.
Para fatores externos fortuitos (imprevistos), as perdas são consideradas despesas e são apropriadas diminuindo o resultado do período.
Exemplo: Perda por incêndio, enchente ou furto/roubo.
Já para fatores internos relativos a produtividade normal, elas integrarão os custos de produção.
Exemplo: Perda no processo de fabricação.
As perdas podem ser desmembradas em:
- Perda Técnica – Considerada um custo porque é inerente ao negócio.
Exemplo: Retalho de um tecido.
- Perda no Processo – Também considerado custo pois já é previsto sua perda durante o processo produtivo.
Exemplo: A perda de peças produzidas por estarem com defeitos de fabricação.
- Perda por Baixa ou Obsolescência do Estoque – Ocorre na quebra do estoque através do vencimento de validades ou utilização de novos materiais/tecnologias
Exemplo: Mudança de geração de tecnologia para equipamentos de telefone celular.
As perdas devem ser combatidas sem descanso. É disparado o pior custo para a empresa pois além de não gerar receita, diminui o resultado.
Gerenciando os seus custos
O gerenciamento de custos nada mais é do que o controle de gastos em determinadas áreas ou projetos da empresa. Controlar custos é muito importante para garantir a rentabilidade do negócio, preservando as margens através de uma precificação eficaz.
O controle de custos tem sua base no orçamento empresarial e deve ser acompanhado de forma incansável, pois só assim, haverá chances de sucesso na sua atividade.
A importância do gerenciamento de custos
Passar por um prejuízo financeiro (e pela falência) é o risco que você e a sua empresa estão sujeitos a correr quando não elaboram um gerenciamento de custos apropriado.
A análise e gerenciamento dos custos é um dos pilares para o planejamento financeiro.É muito importante desvendar e conhecer os seus custos pois só assim será possível fazer correções se necessário naquilo que está fora da curva aceitável para a sua empresa em relação ao mercado. Lembre-se, o mercado é soberano e ele não aceitará a elevação de preços pelo simples tentativa de corrigir um descontrole nos custos.
Gerenciamento na prática
Ná pratica, o gerenciamento de custos pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Faça um levantamento apurado de todos os custos do seu negócio. Desde a produção/aquisição de produtos e serviços até os custos de venda. É uma fase de detalhamento pois é a base de tudo que virá a seguir. Não deixe nada de fora!
- Elabore um orçamento de gastos para determinado período (geralmente anual) do seu negócio. Este relatório deve detalhar todos os gastos de acordo com as áreas e as “contas” de despesas.
- Com o relatório de custos definido, faça uma análise daquilo que pode ser revisto, maximizado ou simplesmente cortado. Confronte o resultado com o seu preço de venda e entenda as suas margens. Nesta fase entender um pouco sobre precificação e modelos de orçamento empresarial irá ajudar bastante.
- Exponha e esclareça aos interessados esses custos. Só com o engajamento será possível atingir os objetivos. Neste momento, pode ser necessário desenvolver a gestão de pessoas.
- Definidos os custos e o preço, passe a fase do controle. Faça o controle dos custos de forma sistemática e incansável. Veja o orçado x realizado e faça correções se necessário. Gere relatórios.
- Repita todo o processo!
Conclusão
Entender quais são e como gerenciar os custos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.
De nada adiantar ter uma estratégia bem montada se os custos são inviáveis. Infelizmente muitos gestores preferem não saber e muito menos controlar os custos de seus produtos/serviços.
Não controlar custos é um erro grave que pode e deve ser corrigido o mais rápido possível.
Se você se identificou com essa situação, mude antes que seja tarde demais para o negócio e para a sua vida.