Ciclos econômicos e financeiros da empresa

Tempo de Leitura: 3 min.

Ciclos econômicos e financeiros da empresa

Sistema de Gestão Financeira para MEI e Pequenas Empresas de Serviço


Denominamos ciclos econômicos e financeiros o tempo decorrido para realizar as principais atividades operacionais da empresa, que vão desde a compra de matéria-prima/mercadoria até o recebimento das vendas.


Você conhece os ciclos econômicos e financeiros do seu negócio?

Pois saiba que toda empresa possui, independentemente do segmento de atuação, alguns ciclos que vão desde a chegada da matéria-prima (mercadoria), até o recebimento efetivo da venda.

Muitos empresários pecam ao desconhecerem os seus ciclos o que causa enormes problemas para a gestão da empresa.

Estudos mostram que dentre os principais motivos para mortalidade das pequenas empresas, está a gestão financeira.

Neste artigo eu vou te mostrar o conceito desses ciclos e como eles afetam diretamente a gestão empresarial.

Vejamos então, como eles são representados.


O que são Ciclos

Os ciclos econômicos e financeiros da empresa representam o tempo necessário para que os processos produtivos sejam executados.

São calculados em dias através do uso dos prazos médios (leia este artigo sobre prazos médios)

Por definição quanto menores forem os ciclos, melhor será o resultado.

Os ciclos variam conforme o ramo de atividade. Indústrias possuem Ciclos mais longos e completos porque seus processos começam com a transformação de insumos/matérias-primas.

Já para o varejo, os ciclos se tornam menores, evidentemente porque não é necessário (na maioria das atividades) realizar a transformação.

Ciclos econômicos e financeiros
Os ciclos das empresas



Vejamos abaixo, quais são esses ciclos e como é possível encontrá-los através dos prazos médios.


Ciclo Operacional

É o maior ciclo dentro das atividades da empresa. Mostra o tempo decorrido entre a chegada da mercadoria ou matéria-prima no estoque e a data de recebimento da venda a prazo.

É representado em dias e pode ser calculado pela seguinte fórmula:


CO = PRAZO MÉDIO DE ESTOQUE (PME) + PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTOS (PMR)


Ciclo Econômico/Produção

É o tempo decorrido entre a chegada da mercadoria ou matéria-prima no estoque e a data de venda.

Também é representado em dias e pode ser calculado pela seguinte fórmula:


CE = PRAZO MÉDIO DE ESTOQUES (PME)


ciclos economicos e financeiros


Ciclo Financeiro/Caixa

O ciclo financeiro é um dos ciclos mais importantes para a empresa por ter relação direta com o capital de giro.

Para a gestão financeira esse é o cara!

Representa o tempo decorrido entre o pagamento dos fornecedores e o recebimento das vendas.

Ou seja, é o tempo em que a empresa vai ter de usar recursos próprios ou de terceiros (empréstimos) para manter a operação girando.

Podemos dizer que através do ciclo financeiro, é possível determinar a necessidade de capital de giro que a empresa precisa ter em caixa para manter o seu negócio funcionando.

Assim como os demais ciclos, também é representado em dias e pode ser calculado pela seguinte fórmula:


CF = PRAZO MÉDIO DE ESTOQUES (PME) + PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTOS (PMR) – PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTOS (PMP)


Cuidado com o Ciclo Financeiro

Se existe um conceito que é preciso ser assimilado pelo empresário/gestor é de que o capital de giro é o oxigênio do negócio. Se ele faltar, a empresa passará por enormes dificuldades. Se essa falta persistir por muito tempo, o negócio irá morrer.

Por isso, é muito importante que haja especial atenção ao ciclo financeiro. É muito comum, principalmente no varejo, a “farra” do crédito ao cliente.

O varejista oferece soluções à perder de vista. Embora isso seja uma prática recorrente e quase uma vantagem competitiva, é preciso ter cautela.

Fazer esse financiamento sem dominar e entender as consequências para o ciclo financeiro e claro, para o capital de giro da empresa, pode ser fatal para o negócio.

Então, tenha muita atenção ao prazo que você tem dos seus fornecedores, ao giro das mercadorias no estoque e a forma de pagamento oferecida aos seus clientes.

Isso é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.


Resumindo

É muito importante ter atenção com todos esses ciclos mas em destaque para o ciclo financeiro. É um dos ciclos mais importantes para determinar a sua necessidade de capital de giro.

Em outras palavras, na medida que a empresa observa um crescimento em suas vendas necessitará obter recursos de fontes de financiamento (terceiros ou dos sócios) para suportar esse movimento.

Se esse crescimento ocorrer rapidamente e sem planejamento financeiro, a empresa corre o risco de entrar no efeito tesoura.

Além disso, como o ciclo financeiro é composto pelos prazos médios, é fundamental que você conheça muito bem esses indicadores.

Mas isso só será possível se existir organização financeira. Sem ela, não há como se pensar em gestão financeira empresarial.

A Consultei é especialista em ajudar as pequenas empresas a implantarem a gestão financeira. Entre em contato, sem compromisso, e vamos descobrir juntos como podemos melhorar os resultados do seu negócio.

Picture of Décio Muniz

Décio Muniz

Empreendedor e Gestor Financeiro. Possui longa experiência em funções gerenciais dentro de diversas empresas. É especializado em Gestão e Finanças por duas das melhores escolas de negócio do país: Ibmec e FGV. Em 2017 fundou a Consultei seguindo o seu desejo de ajudar as pequenas empresas a se desenvolverem através da organização e controle da Gestão Financeira.
Podcast Gestão Financeira Consultei
O podcast que fala sobre finanças para os pequenos empresários